Começando: o propósito do "Buonvento Cidadania Italiana"
- Lucas Garofano
- 11 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jun.

Ciao a tutti!
Apresento a vocês o meu novo projeto: o blog Buonvento Cidadania Italiana.
Ele nasce com a ideia de contar um pouco da minha jornada em busca do reconhecimento da cidadania italiana e compartilhar com vocês o aprendizado de anos estudando as etapas e o processo para alcançar este objetivo. Obviamente, deixarei dicas importantes para que você saiba por onde começar e não perca tanto tempo assim como eu.
Também quero contar um pouco do trabalho que venho fazendo recentemente como pesquisador e buscador de documentos, ajudando outras pessoas a alcançarem o sonho de se tornarem cidadãos italianos.
Ah… só não poderia começar sem falar que tudo isso aqui é muito novo para mim, tá? É, de verdade, uma "página em branco"! Além deste ser o meu primeiro blog, também nunca me imaginei trabalhando com isso. Comecei orientando alguns amigos somente pelo prazer de ajudá-los na busca pelo sonho de mudar de país e conquistar melhores condições de vida e trabalho.
E foi aí que me sentindo mais realizado ao contribuir com a mudança de vida dessas pessoas é que percebi que poderia atuar profissionalmente na área: utilizando toda a experiência como consultor em relações públicas e no relacionamento com governos no Brasil para lidar com trâmites junto aos órgãos e autoridades na Itália.
E chegamos aqui agora… onde estou me desafiando ao não deixar que as ideias morram enquanto espero um “momento ideal” para colocá-las em prática.
E acreditem, não foi fácil. A começar pelo nome do blog, foram dias para decidir. Sempre quis algo que pudesse remeter à história de meus antenatos e até acho que tenha conseguido:
“Buon vento” significa “bons ventos”, algo próximo de "Benevento", província na Campania (sul da Itália) e lugar de onde meus trisavós italianos vieram. Mas mais do que isso, significa para mim um sopro na direção de melhores oportunidades por meio da conquista da cidadania italiana! Talvez nem seja o melhor nome, nem o mais criativo… mas venci a insegurança para colocar isso aqui em prática.
E agora é com você: caso você tenha parentesco italiano ou já tenha ouvido histórias de que seus avós, bisavós, trisavós ou tataravós teriam vindo da Itália, mas ainda acha que é impossível obter informações, ou se sequer tenha parado para pensar realmente nos impactos que isso poderia ter em sua vida, te convido a ficar por aqui e a se inscrever para acompanhar as próximas postagens.
Desde já, saiba que você tem o direito de resgatar suas origens e ser reconhecido cidadão italiano! E para chegar até lá, se precisar de uma ajudinha, conte comigo!
Arrivederci,





Comentários